A etapa de instalação do equipamento de bombeamento, será executada após a perfuração do poço artesiano.
Os materiais que envolvem o conjunto de bombeamento são: Bomba Submersa, quadro de comando, tubulação edutora, cabo flexível submergível, conexões (luvas, válvula retentora, Curva etc), tubos PVC ou PEAD para rede adutora.
A equipe composta por dois eletricistas, realizará os trabalhos com o uso de equipamento guincho hidráulico, instalados em caminhão VW 8.160, com capacidade de instalação de até 500 metros de profundidade. Para instalações mais profundas disponibiliza o guincho hidráulico da perfuratriz R1 – HBS.
O dimensionamento do conjunto de bombeamento é de fundamental importância para a operação ideal dos equipamentos. Mediante o relatório de perfuração, contendo os dados hidrogelógicos, e possuindo os dados de campo, como desnível e altura manométrica é possível dimensionar a bomba submersa de acordo com a demanda de água do cliente e a capacidade produtiva do poço e definir o regime de bombeamento.
Nesta etapa é realizada a instalação dos tubos de adução e a ligação do cabo bóia no reservatório para viabilizar a operação automática do sistema de bombeamento.