Poços artesianos são obras de engenharia que são executados sob a orientação do profissional Geólogo, seguindo normas da ABNT: NBR 12212 (Projeto de poço para captação de água subterrânea) e NBR 12244 (Construção de poço para captação de água subterrânea), regulamentado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), e executadas mediante obtenção de Anuência Prévia, emitidas pelo DRH/SEMA (Departamento de Recursos Hídricos/Secretaria Estadual do Meio Ambiente), no Rio Grande do Sul, SDS em Santa Catarina e IAP no Paraná.

A equipe R1 possui capacidade de perfuração de 600 metros, está equipada com perfuratriz Prominas R1-HBS (ano 2014), e compressor de alta pressão Atlas W1100 (ano 2020). Instalados em caminhões traçado e trucado, VW 26.280 e VW24.250, respectivamente.

A equipe R3 possui capacidade de perfuração de 1500 metros, está equipada com perfuratriz Prominas R3-H (ano 2020), e compressor de alta pressão Atlas W1100 (ano 2020). Instalados em caminhões traçados Volvo 330, e Volvo 310 4º eixo, respectivamente. Este conjunto atende à demanda de poços tubulares de alta vazão e profundidade, com diâmetros de perfuração variados, atingindo o Aquífero Guarani, maior reservatório de água subterrânea do mundo, para empreendimentos de alta demanda hídrica. Conjunto bomba de lama, para perfuração rotativa com circulação de lama em rochas sedimentares. Ambos os equipamentos estão instalados dentro das normas de segurança, para adentrar em todos os terrenos e empreendimentos.

As sondas perfuratriz e compressores, além dos veículos de transporte são da mais alta tecnologia e estão aptos a adentrar nos empreendimentos mais exigentes quanto ao quesito segurança, colocando a PFG como a empresa com os melhores e mais modernos equipamentos do mercado, no sul do Brasil.

Executamos o trabalho completo, com funcionários especializados e equipamentos próprios, e as etapas são coordenadas por profissionais técnicos habilitados, onde o Geólogo e Engenheiro atuam diretamente em contato com o cliente e com o operador da sonda perfuratriz, na etapa de perfuração e o técnico eletricista, na etapa de instalação do equipamento de bombeamento. Assegurando a qualidade da obra, satisfação do cliente, e proporcionando a PFG uma melhoria contínua das etapas do processo único e exclusivo, a qual denominamos PADRÃO PFG.

As etapas para execução de poços artesianos são dividas da seguinte forma:

1 – Visita técnica
2 – Locação geológica do poço tubular
3 – Obtenção de Licença prévia para perfuração
4 – Perfuração do poço tubular
5 – Teste de bombeamento
6 – Instalação do equipamento de bombeamento
7 – Análise físico-química e bacteriológica da água
8 – Relatório Final da obra
9 – Obtenção de Outorga de direito de uso da água

Abaixo segue descrição dos principais serviços executados pela PFG POÇOS:

• Perfuração de poços artesianos
• Acompanhamento técnico da execução do poço por geólogo
• Aprofundamento de poços artesianos
• Instalação de equipamento de bombeamento
• Limpeza e desinfecção de poços artesianos
• Assistência técnica 24 horas por dia em poços
• Substituição e conserto de bombas submersas
• Testes de bombeamento
• Tratamento de água
• Análises físico-químicas e bacteriológicas
• Instalação de torres metálicas e reservatórios de água
• Redes de abastecimento de água

Galeria


Veja mais